O 2° Fórum Regional PANROTAS aconteceu na última terça-feira (5) no Teatro Beberibe do Centro de Convenções de Pernambuco. O evento contou com a participação de nomes influentes (nacionais e internacionais) da política e do trade turístico e estudantes de turismo de várias entidades de ensino do estado e foi apresentado pelo repórter Evaristo Filho (TV Globo). O tema principal do fórum foi a Copa de 2014 e (quase) todos os assuntos que envolvem a realização deste evento. O interessante foi poder analisar a visão dos dois poderes (público e privado) em relação às condições em que nosso estado se encontra e, com base nessa visão, quais os desafios a serem enfrentados por nós pernambucanos em relação à Copa do Mundo de 2014.
No primeiro momento do evento, foi realizado um debate entre representantes do trade e do poder público acerca das expectativas e das ameaças que o estado enfrenta e enfrentará até 2014. Com o intuído de fazer uma “Análise da capacidade de infraestrutura, promoção, acessibilidade e capacitação técnica” foram convidados para o primeiro debates: Apostole Lazaro Chryssafidis, presidente da Associação Brasileira da Empresas de Transporte Aéreo Regional (ABETAR); Carmen Lage, gerente de vendas da Iberia; Gilberto Pimentel, presidente da Empetur; Jorge Tadeu de Andrade, gerente de Marketing e Comunicação Social da Infraero; Marjony Camelo, diretor executivo da NOAR; Nilo Simões, diretor superintendente do Sebrae – Pernambuco; Paulo Câmara, secretário de Turismo de Pernambuco; Renato Pascowitch, diretor executivo da Avianca.
Neste primeiro painel foram destaques dois dos elementos que compões o tripé do turismo[i] a Hotelaria e o Transporte. Na fala do presidente da ABETAR, enxerga-se o turismo alem de 2014 em relação aos projetos de expansão e melhoria do Aeroporto Internacional do Guararapes/Recife. Segundo o Sr. Chryssafidis, o aeroporto foi ampliado em mais quatro pontes de embarques que, por uma pequena falha técnica, ainda não foram entregues. Quanto à hipótese de se criar uma segunda pista para o aeroporto, o fato de o Aeroporto do Recife pertencer em parte à Aeronáutica impede o andamento deste projeto.
Em relação à hotelaria no estado, o Secretário de Turismo de Pernambuco, Paulo Câmara, afirmou que 13 novos empreendimentos estão em andamento no estado (a maioria concentrada na Capital) e alguns já têm entrega prevista para 2011. Com isso, prevê-se um aumento de 5 mil Unidades Habitacionais no estado. Outro assunto abordado neste primeiro momento foi a segurança e as políticas públicas. O secretário falou acerca do sucesso do projeto Pacto pela Vida e sobre a redução de 25% no número de homicídios na cidade do Recife. Porém, quando perguntado (por uma aluna de turismo da Faculdade Juaquim Nabuco) sobre a situação de flanelinhas, pedintes e prostitutas e sua abordagem aos turistas, o secretário mostrou-se um tanto quanto perdido não respondendo à pergunta, mas, afirmou que existe uma preocupação em legalizar e normatizar certas profissões relacionadas ao turismo (certamente não estava falando das prostitutas, nem dos pedintes) para que os turistas possam sair daqui com a melhor impressão possível.
Outros temas importantes, relacionados ao turismo local, foram abordados, como: a promoção turística do estado; a situação do Centro de Convenções do estado; sinalização turística e transporte terrestre; limpeza urbana e a parceria entre governo e iniciativas privadas visando o desenvolvimento turístico local.
No segundo momento foram abordados os “entraves para o desenvolvimento do turismo de Pernambuco” e “recomendações para os empresários de Pernambuco” com palestras de Bismarck Maia, Secretário de Turismo do Ceará e representante da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI Nordeste); Silvio Leite, presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR) e Jeanine Pires (foto), diretora da Agência de Promoção Olímpica do Rio 2016 (APO). Para Janine Pires, a palavra que deve reger o pensamento dos empresários do estado é INOVAÇÃO na tentativa de complementar o produto de Sol e Mar que vem sido trabalhado desde os primórdios em nosso estado. Bismarck Maia apresentou o que tinha dado certo no Ceará, em relação a promoção, capacitação, infraestrutura e recursos, para que servisse de exemplo para o turismo de Pernambuco. Silvio Leite, apresentou a Fornatur que existe de 7 de Novembro de 2000 e objetiva reunir e integrar secretários e dirigentes estaduais de turismo com o intuito de promover o desenvolvimento integrado do turismo no país.
Apresentando a visão do empresário em relação ao turismo do estado, o Sr. Guilherme Paulus, presidente do conselho da CVC, apresentou os pontos fortes e fracos do estado em relação ao turismo. Entre as fraquezas do estado, se destacam: a distância entre as expectativas da demanda (cada dia mais exigente) e a realidade dos serviços oferecidos no estado; os baixos investimentos e a forma de divulgação que se tem atualmente. Entre os pontos fortes, se destacam: a união entre o cultural, o natural e o social que só se encontra no Nordeste e a concentração de 23 dos 65 destinos indutores apontados pelo Mtur.
Com relação à imagem de Pernambuco perante os principais destinos internacionais, o convidado Pedro Costa Ferreira, vice-presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e vice-presidente da Comissão Executiva da Espírito Santo Viagens, afirmou que o Nordeste possui duas grandes riquezas incomparáveis: as condições naturais, as incontáveis e belíssimas praias; e o povo unicamente caloroso. Outro fator que torna o turismo do Nordeste único é a autenticidade do que se oferece como produto turístico aqui, segundo Pedro Costa, “nada é embalado para o turista ver” existe uma autenticidade única no Nordeste. O Sr. Juan Carlos Chervatin, presidente da Consult House Turismo, de Buenos Aires (Argentina) afirmou que a união entre o Brasil e seu eterno rival (Argentina), numa tentativa de integrar toda a America Latina como um destino turístico único fortalecendo todos os países participantes, tem sido bastante proveitosa.
Tendo como tema principal a Copa de 2014, a palavra chave do 2° Fórum Regional PANROTAS foi integração, tanto entre os poderes públicos e privados, quanto entre destinos e localidades turísticas. O mais interessante e proveitoso do PANROTAS foi a possibilidade de conhecer as visões dos dois poderes que regem o turismo no nosso estado longe dos discursos políticos e das frases de efeito presentes na divulgação de empresas. É importante saber o que de fato tem sido feito em relação à realização da Copa de 2014 e quais os desafios a ser enfrentados para poder ter uma opinião formada em relação ao tema, seja ela positiva ou não. O fato é que, o Brasil vai sim sediar a Copa do Mundo em 2014 e para que isso aconteça é preciso correr atrás de prejuízos antigos. É confortante saber que, segundo os representantes do poder público, Pernambuco passará na frente de alguns estados em relação a entrega de obras e projetos. Contudo, resta saber o que será feito de todos os empreendimentos depois de 2014, nosso país, sobretudo o Nordeste, será capas de evitar que todos eles virem grandes elefantes brancos? Infelizmente, a integração entre o trade e o poder pública ainda não é capas de prever o futuro do turismo no nosso país.
[i] Agenciamento, Hospedagem e Agenciamento.
site oficial do eventos: http://www.panrotas.com.br/forumpe
site oficial do PANROTAS: http://www.panrotas.com.br
site oficial do eventos: http://www.panrotas.com.br/forumpe
site oficial do PANROTAS: http://www.panrotas.com.br



4 comentários:
my review here sex chair,dog dildo,realistic dildo,bulk sex dolls,dildo,horse dildo,dog dildo,custom sex doll,dildo her explanation
Homepage vibrators,dildos,horse dildo,vibrators,cheap sex toys,male masturbator,wholesale sex dolls,sex toys,wholesale sex toys view it
e612z0ahgff249 dildos,vibrators,realistic dildo,fantasy toys,dog dildo,Discreet Vibrators,wholesale sex toys,double dildos,wholesale sex toys e856e2jilhv653
p224q6rqnru484 cheap jerseys,wholesale jerseys,wholesale jerseys,wholesale nfl jerseys,nfl jerseys,wholesale nfl jerseys from china,Cheap Jerseys china,Cheap Jerseys china,nfl jerseys,cheap jerseys l253f5najao453
Postar um comentário